MERGULHO

.

 

 

 

 

 

CURSO DE MERGULHO - OCEÂNICA

PORTO ALEGRE/RS

08 de Fevereiro de 2004

 

.

 

No curso PADI Open Water Diver, o instrutor da PADI apresenta os conceitos básicos necessários para aprender a praticar o mergulho autônomo. As aulas começam em uma piscina ou em um local que ofereça condições semelhantes às de uma piscina e depois passam para águas abertas (oceano,lago, pedreira, etc...), com os participantes adquirindo o conhecimento relevante simultaneamente.

 

.

 

Aprender a mergulhar não é difícil, mas como qualquer atividade de interesse, requer um pouco de tempo e dedicação.

 

 

 

 

O curso é composto de três fases: desenvolvimento de conhecimentos, mergulhos em  águas confinadas e mergulhos em águas abertas.

 

.

 

Cronogramas

 

O curso PADI Open Water Diver é incrivelmente flexível e está baseado no desempenho.Isto significa que o PADI Dive Center ou Resort local pode oferecer o programa com diversos cronogramas e no ritmo adequado ao nível de domínio sobre o assunto demonstrado por você ao longo do curso. É possível concluir os mergulhos em águas confinadas e em águas abertas em um espaço de apenas três ou quatro dias (desde que você leia o manual e assista ao vídeo antecipadamente).

 

.

 

1. Desenvolvimento de conhecimentos – Permite que você se familiarize com os princípios e procedimentos básicos. Você aprenderá sobre os aspectos relacionados a como a pressão afeta o seu corpo, como escolher o melhor equipamento e o que considerar ao planejar mergulhos.

 

Você fará uma recapitulação dos assuntos estudados em cada seção com o seu instrutor e responderá um breve quiz para confirmar que está assimilando as informações. Ao final do curso, você fará um exame para confirmar que compreendeu todos os principais conceitos e idéias.

 

.

 

2. Mergulhos em águas confinadas – Esta é a essência do curso - mergulhar. Você desenvolverá as habilidades básicas do mergulho autônomo em uma piscina ou em um corpo de água com condições semelhantes a uma piscina. Neste ambiente você aprenderá tudo, desde a preparação do equipamento até como retirar a água da máscara sem subir à superfície. Você também praticará algumas habilidades de emergência, como compartilhar o ar caso surja uma situação de emergência. Além disso, você poderá participar de algumas brincadeiras, fazer novas amizades e se divertir bastante.

São realizados cinco mergulhos em águas confinadas. Cada um deles dá continuidade aos ensinamentos do mergulho anterior. Ao longo destes cinco mergulhos, você desenvolverá as habilidades que precisa para mergulhar em águas abertas.

 

.

 

3. Mergulhos em águas abertas – Depois de realizar os mergulhos em águas confinadas, você e seus novos amigos darão continuidade ao seu aprendizado realizando quatro mergulhos em águas abertas com o instrutor PADI em um local de mergulho específico. É aqui que você combinará todos os componentes e vivenciará plenamente a aventura subaquática – a nível de iniciante, é claro. Você poderá fazer estes mergulhos em um local próximo de onde reside ou em um local mais exótico durante as férias.

 

.

 

 

Minha Graduação OWD
21 de março de 2004
.

Eu nem sabia que tinha escola de mergulho em Porto Alegre, porém um amigo de anos, grande BETO, me convidou para fazer o curso, e eu topei na hora, pois era um sonho a ser realizado.

 

 

Fizemos o curso e a graduação de mar juntos.

 

Em 21 de março, finalmente chegando a hora de provar nossos conhecimentos.

 

 

Nos reunimos nessa sexta-feira por volta das 20hs para pegar a VAN, rumo a Florianópolis/SC, para nosso batismo de mar.

 

Chegamos na madrudaga de sábado, pois foram mais de 500km de distância.

 

 

Durante o percurso, assistimos o filme "Em mar aberto", onde um casal de mergulhadores é esquecido no mar e morrem devorados por tubarões...bem motivador .... heheheh

 

 

Levantei cedo no sábado. Praticamente não dormi a noite, devido a vontade de ir para a água.

 

Tomei um café super reforçado...grave erro meu.

 

Nos dirigimos para a praia, e ao entrar no bote para ir para o barco que nos levaria ao ponto de mergulho, já comecei a ficar enjoado.

 

 

Foi mais de uma hora até o ponto de mergulho.

Eu passei muito mal.

Mas segurei bravamente, até a hora que o barco jogou a âncora...bom...eu não aguentei e fui chamar os peixer...botei quase todo o café para fora.

Precisei de ajuda para me equipar.

O pessoal falava para eu pular na água, pois ia parar...eu quase chorando, não conseguia quase nem falar...

No final eles tinham razão, no momento que pulei na água, estabilizei e o enjoo passou.

 

 

Lembro como se fosse hoje.

Quando submergi, um mundo totalmente novo se abriu aos meus olhos.

Em alguns momentos parecia que estava em um aquário, outros momentos parecia que estava voando, em alguns momentos parecia estar em um nevoeiro...simplesmente mágico.

 

Recuperado da emoção inicial, nos focamos nos testes da prova de mar.

 

 

Sob orientação dos instrutores Henrique e Patrícia, fizemos todas as manobras necessárias.

 

Ganhei a minha graduação a 8 metros de profundida. Baita emoção.

 

 

Ao retornarmos para a praia, já famintos nos reunimos em um restaurante para comemorar a conquista da certificação e recobrar as energias, pois mergulho cansa muito, principalmente para os iniciantes, mas vale a pena cada segundo.

 

 

No segundo dia de mergulhos, já devidamente certificado, todo orgulhoso, porém enjoado de novo...mesmo tendo tomado um café mais adequado. Também, o barco pegou ondas de mais de um metro, quando ele subia na crista era tranquilo, quando descia meu estômago e todo o conteúdo não acompanhava e queria ficar lá no alto.

 

 

Porém desta vez, cheguei melhor no ponto de mergulho, me equipei sozinho e pulei na água confiante, só que ao invés de ir com o regulador na boca, fui com o snorkel, e ao puxar o ar veio água salgada na goela...mais uma vez veio tudo que tinha no estômago, desta vez já na linha da água.

 

 

Lembro daquele conteúdo se espalhando e os mergulhadores na volta submergindo rapidamente para fugir da maré azeda.

 

A minha instrutora viu chegou perto e perguntou se eu estava bem, e eu disse que só estava chamando os peixes de novo... kkkk

 

Me recompuz e fui ao fundo.

Nunca mais vou esquecer esse dia.

 

 

Nesse dia, outra colega enjoou no barco, mas no caso dela chegou a desmaiar, quase caindo do barco, sendo segurada pelo nosso instrutor Henrique, que estava atento.

 

.
.Aconteceu dia 28/Julho de 2007 o maior e melhor evento de congregação de mergulhadores do Rio Grande do Sul até hoje.

Com mais de 80 participantes presentes, o sucesso do evento começou com a recepção pelo Casal Oceânica oferecendo brindes em comemoração aos 10 ANOS DA OCEÂNICA MERGULHO. Foram quatro horas no Salão Nobre do GN União comperfeitos sistemas de som e multi-mídia, e o irresistível coffe-break proporcionado pela Confeitaria Suzy. 

.

O evento foi uma realização da Oceânica com propósito de agregar todos os praticantes de mergulho, sejam ou não formados por seus instrutores entorno de dois palestrantes de peso no cenário Brasileiro, somando diversão e informação pelos experts Lawrence Wahba e Sérgio Viegas.

.

Os palestrantes convidados atenderam todas expectativas do público apresentando muitas projeções, fotos e vídeos, além de proporcionar um debate super interessante sobre suas especialidades, ficando Lawrence Wahba tratando dos mergulhos com tubarões e locais inóspitos, e Sérgio Viegas sobre o atendimento pela DAN dos mergulhadores com problemas de saúde.

.

TEMA DO LIVRO E DA PALESTRA: Lawrence conta a origem de seu fascínio pelos tubarões, como via um sonho onde todos viam um pesadelo e como pode tornar realidade a sua profissão dos sonhos: cinegrafista submarino. Explica como este trabalho abriu as portas para sua carreira de documentarista. Fala dos Tubarões e de suas experiências em dez anos convivendo com estes animais fascinantes. Na segunda parte da palestra um relato do autor sobre suas recentes expedições na África do Sul, Nova Zelândia e Ártico canadense, mesclando tubarões, ursos polares, baleias e ambientes prá lá de exóticos.

.

OUTRAS ATRAÇÕES: Palestra de Sérgio Viegas - gerente DAN para o Brasil - expondo objetivos dessa instituição em favor da saúde do mergulhador e os benefícios de associação. Encerramos com sorteios de diárias nos Resorts Club Med, mergulhos com Sea Divers, acessórios e equipamentos de mergulho Seasub Kayluma e Oceânica.

 
FOTOS
 
PLAY LIST